terça-feira, maio 24

CRÔNICA: "TOCA RAUUUUUL!!!”...


Acho que todo show, principalmente os de rock n roll, tem aquele momento em que uma voz vinda de algum lugar (pode até ser do além), grita bem alto Toca Rauuuuul”. Tem artista que não gosta e até ignora e chega a entrar em conflito com o publico, o que acho uma bobagem esse tipo de atitude. Acho legal quando alguém grita bem forte mais alto que todo mundo, “toca Raul”, na verdade eu fico até esperando, e como trunfo, temos várias do Raul na manga, para poder variar, e surpreender os malucos belezas.

Há alguns anos atrás, nós estávamos no camarim de um bar dando aquela relaxada antes de tocar, até que o dono entra para bater um papo conosco. Era um senhor aparentando ter uns 50 anos, talvez um pouco mais, sempre com o maço de cigarros na mão, uma pessoa muito simpática. Não lembro bem como iniciamos o papo, mas estávamos falando da jovem guarda e festivais, e todo aquele período, foi quando ele perguntou se nós gostávamos de Raul Seixas e se nós tocávamos músicas do Raul. Respondemos que sim, só esperamos o momento certo. Ele disse que gostava bastante, que já tinha ido há um show e que nunca esquecera, daí entramos naquelas discussões de fãs, de qual melhor disco, parcerias, sociedade alternativa, essas coisas, com toda aquela euforia sobre Raul Seixas, chegamos à seguinte idéia de mudar um pouco o repertório e colocar várias músicas do Raul para aquela noite, nós nunca tínhamos feito isso, geralmente tocamos uma ou duas, mas foi uma idéia “maluca beleza”. Assim que alguém gritasse “toca Raul”, a gente começaria e não pararia mais. O dono do bar ficou surpreso e acho que nem ele acreditou, mas aprovou a idéia.

Logo chegou à hora de começar o show, já estávamos na quarta música, quando um funcionário chega e fala: “a policia ta aí, os vizinhos estão reclamando do barulho, dá uma pausa”. Fizemos uma parada, acho que o bar não tinha licença, ou coisa assim, o que foi uma surpresa para nós, pois há dois anos vínhamos acompanhando outras bandas que tacavam ali quase que toda semana.
Bem, resolvido ou quase tudo, voltamos a tocar com a recomendação de pegar mais leve, abaixamos os volumes dos amplificadores, e o cara da mesa de som reduziu o volume geral, ficou bem um clima meio lounge.

Voltamos para o show, parecia que todos os que estavam ali sentiam um vazio, com aquele clima ninguém ia gritar “toca Raul”. Fizemos um intervalo, na saída do palco e um dos funcionários do bar perguntou: “olha o pessoal quer saber se vocês vão tocar as músicas do Raul?”, como resposta a gente disse que ia pensar, porque daquele jeito ia ficar esquisito, aí ele falou: “quando vocês forem tocar as músicas do Raul, podem aumentar e tocar normalmente”.

Confesso que até hoje não entendi nada, quer dizer que para tocar as músicas do Raul Seixas nós podíamos tocar alto! Decidimos voltar pra última parte e saciar toda aquela sociedade alternativa, e antes de começar alguém falou, “aquela do Raul pra mim hein”...

Literalmente todo mundo curtiu o show, as pessoas subiam no palco para ajudar a cantar e a fazer os vocais, foi uma loucura total. Das 19 músicas do Raul Seixas que estavam no set list, tocamos apenas 11, depois a polícia chegou com a fiscalização e acabou com a festa.

Tem gente que me pergunta quando foi esse show, eu sempre respondo que foi: 
Há Dez Mil Anos Atrás, No Dia Em Que A Terra Parou, Por Causa Do Metrô Linha 743, Quando Eu Ainda Usava Sapato 36, No Fundo Do Quintal Da Escola, Vendo As Mulheres Colocar As Aranhas Pra Brigar... Uáh-Bap-Lu-Bap-Láh-Bein-Bum!!!"




TOCA RAUL by Santaferockband