quinta-feira, abril 28

CRÔNICAS DE 4ª - "COISAS DE PORÃO"...


“Todo mundo deve ter alguma coisa velha ou antiga, guardada em algum lugar, que traz algumas lembranças boas, que faz com que tenhamos vontade de voltar no tempo.”

Mexendo na bagunça do porão, encontrei uma coisa da idade da pedra: encontrei fitas k-7, fitas de nossos primeiros ensaios, gravados artesanalmente e que me despertaram certa saudade...  Não vou aqui fazer aqueles velhos comentários clichês, dizendo que hoje tudo é mais fácil, que qualquer um pode fazer uma gravação caseira de qualidade e essas coisas idiotas que às vezes se ouve por aí, mesmo sem ninguém perguntar, simplesmente quero dividir um acontecimento de como nós fazíamos.

Depois dos primeiros ensaios, nós tínhamos a curiosidade de saber como estávamos tocando, ninguém tinha experiência em nada e nunca tínhamos tocado numa banda na vida!
Fazer uma gravação no estúdio era a coisa certa a se fazer, porém o estúdio era muito caro e também era longe, e acho que ninguém ia ficar a vontade, pois só queríamos gravar um ensaio e mais nada, então tinha que ser aonde a gente ensaiava, aonde podíamos ficar a vontade, sem nenhum estranho por perto. Foi aí que resolvemos experimentar fazer uma gravação a partir de um aparelho de som que tinha entrada para microfone, era um Sharp Stereo Music Center, tinha outro também, um Sony Stereo cassete - Coder, eu os tenho até hoje, o primeiro ainda toca meus vinis. A partir daí a idéia de estúdio foi esquecida por um bom tempo, só fomos entrar em estúdio para fazer uma gravação profissional, claro que antes, tudo passou pelo primeiro tipo de gravação, para chegar ao estúdio com tudo pronto, e não gastar muito.  

Lembro-me até hoje de como foi ouvir o primeiro ensaio, (claro que a qualidade era péssima, mas pra gente era o máximo), era o que nós queríamos! Ouvíamos e nem acreditávamos, não porque a gente tava tocando aquela maravilha, mas sim porque era legal mesmo, era para isso que estavamos ensaiando, para nos divertir. A partir daí, alguém sempre comparecia aos ensaios com uma fita k-7 e nós registrávamos a data, colando aqueles adesivos que vinham junto com a fita.  

Estou dando um jeito de digitalizar essas gravações, e quem sabe poder disponibilizar aqui para ouvir. Ah! Também achei minha máquina de escrever, mas essa fica pra próxima...